11 2769-1761

Artigos e Eventos

A importância do treinamento no combate aos incêndios.

O notável progresso tecnológico alcançado pelo mundo atual deu origem a novos e inesperados riscos. Isto fez com que também aumentasse a necessidade de as pessoas terem suficientes conhecimentos para agir com rapidez em determinadas circunstâncias, adotando providências capazes de evitar que vidas e patrimônios sejam ameaçados. Nas empresas modernas, o treinamento de empregados para enfrentar situações de emergência tornou-se assim um item necessário e obrigatório.

No caso específico da proteção contra o fogo, o objetivo é justamente o de adestrar membros de uma equipe, previamente selecionados, no uso de equipamentos diversos, capacitando-os ao atendimento de eventuais emergências, dentro de técnicas apropriadas. Como em todos os campos de atividade, também nessa área, o treinamento se constitui num dos mais eficazes instrumentos de aproveitamento e valorização dos recursos humanos.

Quem adquire conhecimentos dessa natureza, principalmente através de aprendizagem regular, torna-se uma pessoa de reconhecido valor, além de ter consciência despertada para a importância que isso significa nos tempos de hoje.

Nessa atividade vale muito a experiência própria, pois é impossível tornar-se um bom profissional de combate a incêndio apenas com conhecimentos teóricos. Ele lembra também de um programa de segurança contra incêndio precisa ser necessariamente bem elaborado, contendo uma parte conceitual, na qual são estudadas noções de química do fogo, fenômenos que ocorrem na combustão, classes de fogo, transmissão de calor, métodos de extinção, função dos agentes extintores etc.

A prática com fogo real, que sempre deve ser conduzida dentro do maior realismo possível, compreende tanto a extinção de fogo em combustíveis sólidos como em gases e líquidos inflamáveis, empregando-se os diversos agentes extintores: água, espuma, gás carbônico ou pó químico. É interessante observar e comentar as reações individuais de quem participa pela primeira vez de uma instrução de combate a incêndio.

Para alguns o fogo irá queimá-los vivos, pois temem que as chamas ultrapassem os limites dos ?obstáculos? construídos no campo e os alcancem. Outros acreditam que possa ocorrer um ?boil over? no maracanã, denominação apropriada para o tamanho do tanque, que é um fenômeno caracterizado pela violenta projeção do combustível em chamas, após um prolongado período de queima, no qual a elevada temperatura passa através do líquido e alcança a base do tanque, onde existe água.

Há quem duvide da eficiência dos equipamentos e ficam apavoradas diante da possibilidade (para eles) de que o fogo nunca possa ser extinto ou, por outro lado, ficam maravilhados com a pressão da água e a rigidez das mangueiras.

E, por incrível que pareça, ainda há os que, presas do chamado efeito psicovisual, com a dança das chamas diante dos olhos, não conseguem nem sair do lugar. Permanecem em pânico, transidos. Às vezes, além da força das palavras, o instrutor precisa também usar de força física para conduzir os principiantes até próximo ao fogo, ensinando-lhes a técnica de vencer o inimigo poderoso, o que requer considerável esforço da parte de quem ministra a instrução. Mas há também os mais afoitos, aqueles que, tomados de grande agitação, querem partir para cima do fogo de qualquer modo, sujeitando-se ao risco de quedas e queimaduras. Em contraposição, há os disciplinados, que integrando as linhas de ataque só avançam sob o comando do instrutor.

Nesses locais, dificilmente ocorrem incidentes que possam resultar em danos pessoais, pois qualquer instrutor, a par dos ensinamentos, tem também a obrigação de zelar pela integridade física de quem está ali para aprender a se comportar em face de uma determinada situação. A verdade é que um campo de instrução de combate a incêndio torna-se às vezes um testemunho das diferentes reações do homem diante do fogo, mesmo quando se trata apenas de um treinamento. 

BRASIL. Revista Incêndio. ANO XV nº 94. A importância do treinamento no combate aos incêndios. Carlos Hupsel, consultor em segurança contra incêndio.  
« Voltar

Distribuidor Autorizado no Brasil

A KOMBAT possui parceiros de negócios que são destacados principalmente pela liderança de mercado, inovação e qualidade em seus produtos e serviços.
  • logo-graco2.jpg
  • img-parceiros-silvent.jpg
  • logo-minimax.jpg